domingo, 8 de março de 2009

Doação de Medula Óssea


Caríssimos,



Começo por dizer que o que vou falar hoje, não será para qualquer fim lucrativo, ou para publicidade, e ninguém me pagou para falar disto ( podiam ter pago já agora:), mas quero partilhar convosco uma coisinha, que é o seguinte:



No ano passado deu-me um flash, e andei a pesquisar na net sobre o tema dadores de medula óssea. Muitas vezes chegavam-me por mail, situações de pedidos de ajuda, ao que nunca liguei muito já que sabemos que metade dessas coisas que nos enviam são tretas.. no entanto sabia que o assunto em si não era treta, e que infelizmente muitas pessoas vivem nesta situação..

Não o fiz por altruísmo, nem por caridade, mas sim porque achei que seria minha obrigação dar o meu contributo. Sendo assim procurei o centro de histocompatibilidade mais próximo, e fui lá saber como funcionava. E de facto é mesmo muito simples: preenche-se uma ficha com dados pessoais acerca da nossa saúde ( perguntas genéricas) e depois tira-se um bocadinho de sangue (sério, sério é mesmo um bocadinho, não doí nada, e acreditem no que falo porque sou dadora de sangue e encho umas garrafinhas... hihihi). E pronto já está! Depois as nossas informações são inseridas em sistema, e até pode acontecer nunca chamarem por nós, por não sermos compatíveis com ninguém.. mas se nos contactarem, e aí sim, não vou mentir, a extracção é um pouco dolorosa... mas nessa altura a situação é diferente, porque sabemos que até podemos sofrer um bocado, mas o que é isso comparado com o facto de podermos salvar alguém? é que aí já não é ao acaso, é para uma pessoa específica que precisa de nós...
Ok agora podem dizer, ah e tal mas não conhecemos a pessoa de lado nenhum blá blá blá... mas e se fosse convosco, com um amigo, com alguém da família ou com o filho? pensavam da mesma forma? não gostavam que alguém, mesmo sendo um desconhecido, o ajudasse? temos que olhar menos para o nosso umbigo não acham?

Por isso meus fófinhos ( gosto desta palavra com acento hihihi), não custa nada pelo menos irem espreitar na net qual o centro de histocompatibilidade mais próximo de vós, e irem lá inscreverem-se... vá corram, corram... depois contem-me como foi sim?

Sem comentários:

Enviar um comentário