quarta-feira, 18 de março de 2009

Criança vs Progenitor (a)


Gosto muito de crianças sim senhor, e até sou capaz de aguentar com birras, mas daquelas que passam e que quando olhamos para a dita criança ela percebe a mensagem.A questão aqui é assistir com alguma frequência situações que não percebo, onde se confunde um pouco o papel de pai/mãe e do filho. Isto porque as crianças cada vez mais usam meios de baixo nível contra os pais, para que a sua vontade seja levada a avante. E fazem chantagem, e rebolam, e berram e gritam, e no final de contas pobres mães que têm mais que razão por não ceder a chantagem barata, ainda ficam como que a ser observadas, com olhares estranhos, por pessoas a quem a vida delas apenas não chega, e há que se meter na vida dos outros. Quer se queira ou não, as pessoas olham e julgam, sendo que uma criança a choVerificação ortográficarar pelos vistos tem um enorme poder de vantagem em relação a uma mãe descabelada, ou a um pai a bufar por tudo o que é lado ( cena de supermercado: miúdo para a mãe: ó mãe ou me dás o chocolate que quero, ou começo aqui ao berros para toda a gente pensar que estás a bater... e o que faz a mãe??? dá o chocolate..... ai se fosse meu filho)

O que mais aprecio de ver é uma criança bem educada, que diz por favor, obrigado, e com licença. Uma criança bem educada é a esperança que se tornem em adultos educados e recheados de bom senso. Crianças que sabem respeitar os mais velhos, e gostam de aprender com eles, sem nunca deixar de ter o olhar e pensamento inocente próprio da sua idade. Crianças mal educadas, que não respeitam os próprios pais, que muitas das vezes não querem ver o sacrifico que muitos deles fazes para lhes colocar comida no prato, que maltratam tudo o que se mexe, crianças para quem obrigado não existe no vocabulário, crianças arrogantes que querem por todos os meios " que ganhe " a sua vontade, muitas vezes por uma questão de capricho, a vocês, não obrigado... o que mais me custa, é saber que muitas delas são assim por culpa dos paizinhos, que cada vez mimam demais os filhos, não os preparando para a vida cá fora... Não estou a dizer para lhes baterem, para não respeitarem os vossos filhos, mas nunca se esqueçam também que vocês são os pais dessas pequenas pessoas, e isso acarreta uma responsabilidade maior daquela que muitos de vocês imaginam...

3 comentários:

  1. Já vim num supermercado um miúdo no chão a berrar por um brinquedo, o pai com muita calma, sentadinho a olhar...
    O miúdo não levou o brinquedo e ameaçou o pai que ia á policia dizer que ele lhe batia...
    Resultado... o pai pega na mão do miúdo e encaminha-o para a policia, o puto já berrava mas era para não ir...
    Paciência de pai....

    ResponderEliminar
  2. Ao ler este teu post, não pude (como é óbvio) deixar de pensar nas minhas 2 filhas, tão diferentes uma da outra e educadas da mesmissima maneira.
    A mais velha é a ponderação em pessoa, calma, meiga, educada e muito madura para os seus 8 aninhos... já a mais nova, é um furacão! Não está quieta um segundo que seja a brincar com nada, só está bem a fazer asneiras, mas nenhuma delas é mal educada nem me faz cenas no supermercado :-)
    A educação é importantissima, os valores que se passam ás crianças!
    E infelizmente hj em dia parece que os pais teem muito pouco tempo para o q é realmente importante :-)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Tanta razão num simples post.
    Pensava que estava solitário neste pensamento.

    ResponderEliminar