sábado, 23 de janeiro de 2010

Houve uma altura na minha vida que tratava sempre alguém por você, propositadamente, para criar um distanciamento necessário e irremediavelmente mal feito me parece.
No entanto vejo ainda muitos casais, e digo pessoas casadas, que se tratam por você, assim como as mães aos filhos, o que acho uma coisa horrorosa, porque acho que a ideia que querem passar é de distanciamento ou de respeito o que não é de todo realizada. Por isso fico a pensar: tratando alguém por você é sempre para criar esse distanciamento / respeito, ou simplesmente tratando por tu podemos à mesma ter esse respeito?
Não acho bem entre família haver estas "nuances". Profissionalmente falando penso que será por uma questão de educação, e também para as coisas de facto não ficarem próximas / pessoais. Mas depois penso: no meu caso, que sempre tratei aquela pessoa por você, não criei distanciamento, pelo contrário o você era um tu evidente, já que se tratava de uma pessoa próxima e importante ( naquela altura) para mim. Mas entre casais, entre pais e filhos, você para quê?
Sempre tratei a minha mãe por tu, e não é por isso que tenho menos respeito por ela. Aliás pelo contrário, por me sentir tão bem e próxima dela ainda lhe tenho mais admiração e respeito, do que se fosse criada, sempre com a obrigação de a tratar por você, senão estaria a passar das marcas, um limite mentalmente criado. Mas esse limite, esse risco imaginário que criamos, que sabemos que não deveremos ultrapassá-lo, serve exactamente para que efeito? Respeito ou distanciamento? Ou as duas coisas juntas? Tratar alguém por tu, como amigos, por exemplo, é sinal de não termos respeito por essas pessoas? Hummm não me parece, e continuo a achar um absurdo tratarmos pessoas próximas, amigos, marido, mulher, pais, e sobretudo filhos por você, apesar de eu um dia ter feito isso, e ainda hoje não saber bem porquê. Vá se lá compreender muitas das coisas que inconscientemente fazemos....

4 comentários:

  1. Eu sempre tratei os meus pais por você, nunca me foi imposto, e eles a mim tratavam-me por tu.
    O meu marido trata-me por você mas é brasileiro ahhahahaha!
    Os meus filhos é tu cá, tu lá, e acho que realmente existe um certo exagero nalguns casais, que parece quererem marcar uma diferença.
    So que as diferenças nem sempre são para melhor...
    B.Ju

    ResponderEliminar
  2. Ju: é isso mesmo que dizes, certos casais querem mesmo marcar uma diferença que não se percebe... manias, ou só mesmo para serem diferentes acho que às vezes caem no ridiculo.
    kiss

    ResponderEliminar
  3. Eu trato os meus pais por tu, a minha família por tu, e os amigos por tu. Trabalhei numa imobiliária e fiquei com o hábito de tratar por você todas as pessoas estranhas, independentemente da idade.
    Os casais que falam para os filhos tipo 'Ai darling, você anda tãoooo despassarada"! São as tias de Cascais =P

    *

    ResponderEliminar
  4. Swadharma: quem é vivo sempre aparece!:) ehehhe
    tens razão, são mesmo tias, não acho normal tratar uma criança assim ainda para mais se são filhos:)
    kiss;)

    ResponderEliminar